Dezanove albufeiras com menos de 40% de água no final de novembro

O Serviço Nacional de informação de Recursos Hídricos (SNIRH) revelou que, no final de novembro, 19 das 60 albufeiras monitorizadas tinham disponibilidades hídricas inferiores a 40 por cento do volume total, enquanto 11 apresentavam valores superiores a 80 por cento.

De acordo com os mesmos dados, no último dia do mês de novembro e comparativamente ao mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em sete bacias hidrográficas e uma descida em cinco.

A bacia Ribeiras do Barlavento era a que apresentava a menor disponibilidade de água, com 14 por cento. Esta bacia encontra-se a vermelho, ou seja, com valores muito abaixo da média.

As bacias do Ave (25,2 por cento), Lima (28,4 por cento), Sado (40,3 por cento), Mira (40,6 por cento), Oeste (43,9 por cento) e Arade (49,1 por cento) também apresentavam no final de novembro menor disponibilidade de água.

Segundo dados do SNIRH, as bacias do Guadiana (60,2 por cento), Cávado (61,1 por cento), Mondego (64,4 por cento), Douro (67,8 por cento) e Tejo (74,6 por cento) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de novembro.

Os armazenamentos de novembro de 2020 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de novembro (1990/91 a 2019/20), exceto para as bacias do Douro, Tejo e Arade.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.