Danone reduz mais de 200 mil quilogramas de plástico ao ano

A Danone retirou todas as tampas de plástico da generalidade dos seus iogurtes e leites fermentados líquidos. Esta medida começou a ser implementada em agosto no mercado nacional e vai ao encontro das medidas de sustentabilidade adotadas pela empresa.

Este compromisso terá uma repercussão direta e imediata no consumo e utilização de plástico por parte da marca, colocando menos 145 milhões de tampas por ano no mercado, traduzindo-se numa redução de 200 mil quilogramas de plástico anuais.

Para o Country Manager da Danone Portugal, Ludovic Reysset, esta medida vai ao encontro do compromisso da empresa de “levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível”, fazendo-o da uma forma mais sustentável e minimizando o impacto no meio ambiental.

“Este é um importante passo para a nossa estratégia e compromisso para com o ambiente, mas não é o único. Estamos permanentemente a trabalhar para reduzir material de embalagem, escolher materiais menos prejudiciais para o ambiente e desenhar embalagens que sejam funcionais e mais interessantes de um ponto de vista da pegada ecológica que produzem”, disse Ludovic Reysset.

“Esta é, no entanto, uma equação complexa entre oferecer ao consumidor uma experiência de consumo superior, a perfeita conservação do produto, a exequibilidade técnica da embalagem e trazer uma opção ambientalmente interessante. A remoção da tampa na generalidade dos nossos iogurtes e leites fermentados líquidos foi algo que conseguimos fazer e que nos possibilita minimizar muito o nosso impacto ambiental”, explicou o responsável, acrescentando que a marca tem já uma estratégia definida para continuar a minimizar este impacto através de outros produtos.

A marca esclareceu que a remoção das tampas de plástico da generalidade dos iogurtes e leites fermentados líquidos não coloca em risco a conservação e qualidade do produto, uma vez que a estanquicidade da garrafa é assegurada pela tampa de alumínio que contém e não pela tampa de plástico, continuando o produto a ter total segurança e qualidade alimentar, seja no seu transporte, condições de refrigeração, conservação ou acondicionamento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.