COP28 arranca hoje para discutir futuro climático
Fotografia: Site oficial COP28
A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) vai reunir, a partir desta quinta-feira, no Dubai, representantes de quase todos países do mundo para fazer o primeiro balanço global de oito anos de ação climática.
Os Emirados Árabes Unidos – um dos principais produtores de petróleo –, vão receber milhares de pessoas de todo o mundo na chamada cimeira do clima para debater as alterações climáticas e a luta contra o aquecimento global até ao dia 12 de dezembro.
Um dos principais destaques da COP28 será a realização da primeira reunião para balanço do que tem sido feito para combater o aquecimento global, em resultado do Acordo de Paris sobre a redução de emissões de gases com efeito de estufa, aprovado em 2015 na COP21.
Será o primeiro teste aos países, à luz do acordo que impôs como objetivos a redução das emissões e a limitação do aumento das temperaturas mundiais a dois graus celsius (ºC) e, se possível, 1,5ºC acima dos valores médios da era pré-industrial.
Das cimeiras anteriores regressa a discussão sobre mitigação e adaptação às alterações climáticas, esperando-se avanços nestas áreas, além da formalização do mecanismo de “perdas e danos”, aprovado na cimeira do ano passado no Egito, mas ainda não operacional.
Na COP28 são ainda esperados líderes de quase todos os países do mundo, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa, que vai participa na cimeira na sexta-feira e no sábado, sendo que nos restantes dias o Governo estará representado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática e secretários de Estado de diferentes setores.
Outros artigos que lhe podem interessar