Consórcio vai produzir hidrogénio e amoníaco verdes em Sines

Fotografia: aicep Global Parques_Facebook
O consórcio internacional MadoquaPower2X (MP2X) adquiriu mais 60 hectares de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), no distrito de Setúbal, para a instalação das unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
O MP2X é um consórcio internacional português, dinamarquês e neerlandês liderado pela empresa Madoqua Renewables e gerido pela aicep Global Parques.
Para a CEO da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso, este novo passo demonstra a importância da ZILS e de Portugal na necessária transição energética e no cumprimento das metas de descarbonização.
“O projeto do consórcio MadoquaPower2X é extremamente relevante no desenvolvimento de uma comunidade de energia renovável e comprova, com este ato, a sua maturidade e o seu comprometimento para o desenvolvimento económico sustentável. Toda a equipa da aicep Global Parques tem colaborado muito ativamente nas várias etapas que um projeto desta dimensão tem necessariamente de passar”, acrescentou Isabel Caldeira Cardoso.
A diretora não-executiva da MadoquaPower2X, Marloes Ras, salientou a importância da colaboração ao longo de toda a cadeia de valor.
“Para concretizar as ambições de transição energética, precisamos de colaborar e estabelecer parcerias e incluir todas as partes interessadas na nossa jornada. Em conjunto com a ZILS e a aicep Global Parques demos um importante passo em frente para o nosso projeto, concretizar o potencial de Sines como Vale Europeu do Hidrogénio, reforçando a importância estratégica de Portugal como pioneiro e líder na transição energética”, disse a diretora.
Outros artigos que lhe podem interessar