Confinamento não travou concentração de CO2 na atmosfera

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelou hoje que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera continuou a aumentar este ano, apesar do confinamento global devido à pandemia da Covid-19.

A OMM, agência da Organização das Nações Unidas, registou em 2019 um aumento considerável das emissões daquele gás de efeito de estufa, que atingiu 410 partículas por milhão, e o ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a sua atividade económica.

“A descida das emissões relacionada com o confinamento representou apenas um pequeno ponto na curva de longo prazo, que devemos achatar de forma continuada”, afirmou o secretário geral da organização, Petteri Taalas.

De acordo com o boletim divulgado, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais diminuíram cerca de 17 por cento.

A OMM considera muito difícil estimar a redução anual total das emissões em 2020, mas admite que possa estar entre 4,2 e 7,5 por cento.

No entanto, essa redução de emissões não significará uma redução de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano porque resultam de emissões acumuladas deste ano e dos anos anteriores.

A concentração de dióxido de carbono irá aumentar este ano, mas a um ritmo ligeiramente menor, sem ultrapassar as flutuações habituais do ciclo do carbono observáveis de um ano para outro.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.