Conferência sobre mobilidade e transportes realiza-se em novembro

A TRA – Transport Research Arena, maior conferência europeia de investigação e tecnologia em matéria de mobilidade e transportes, está de regresso para a sua nona edição, de 14 a 17 de novembro, agora, pela primeira vez, em Portugal.
Com expectativa de acolher cerca de dois mil participantes e sete mil metros quadrados de exposição, nos quais se destaca uma área interativa para projetos inovadores, a edição de 2022 da TRA pretende ser um hub de conhecimento e soluções inovadoras, com o objetivo de pensar os transportes de uma forma mais eficiente, segura, não poluente, inclusiva e sustentável.
Sob o lema “Moving together – reimagining mobility worldwide”, a TRA 2022 focar-se-á em soluções inovadoras para o setor dos transportes a nível global.
A TRA vai reunir os principais especialistas nacionais e internacionais para debater o presente e o futuro da mobilidade, estando na agenda quatro grandes temas: as soluções inteligentes e a sociedade; a mobilidade verde e a descarbonização; infraestruturas inovadoras para a Europa 2030; e políticas e economias para uma Europa competitiva.
Na conferência serão, também, atribuídos os prémios TRA VISIONS. Estes galardões reconhecem os vencedores de duas competições destinadas a investigadores jovens e seniores: a TRA VISIONS 2022 Young Researcher Competition e a TRA VISIONS 2022 Senior Researcher Competition.
A TRA 2022 é organizada pela Agência Nacional de Inovação com a cooperação do Instituto da Mobilidade e Transportes, do consórcio de Escolas de Engenharia, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Magellan – Associação dos Assuntos Europeus.
“Este evento vai permitir debater e conhecer todas as últimas novidades e tendências em termos de mobilidade, concretamente na mobilidade verde e descarbonização, soluções inteligentes e o seu impacto na sociedade, infraestruturas inovadoras para Europa 2030 e debater ainda as políticas e economias que tornem a Europa mais competitiva”, referiu o consultor sénior na Agência Nacional de Inovação e porta-voz da TRA 2022 Luis Maia.
Para a delegada para o Programa Horizonte Europa e porta-voz da TRA 2022 Marta Teixeira Pinto, é “crucial para Portugal poder acolher, organizar e debater estes temas e dar o seu contributo fazendo a interligação às empresas, organizações e faculdades portugueses, dando-lhes a possibilidade de mostrar as mais recentes inovações”.
Outros artigos que lhe podem interessar