Comissão lança consulta para redução de resíduos de microplásticos

A Comissão lançou esta semana uma consulta pública sobre a forma de reduzir a quantidade de microplásticos rejeitados de forma não intencional no ambiente.

A iniciativa visa concretamente melhorar os conhecimentos científicos sobre os riscos e a presença de microplásticos no ambiente, na água canalizada e nos alimentos, e também reduzir a poluição ambiental e os eventuais riscos dos microplásticos para a saúde, respeitando simultaneamente os princípios do mercado único e incentivando a competitividade e a inovação.

“Sendo uma das principais realizações do Plano de Ação para a Economia Circular e do Plano de Ação para a Poluição Zero, esta nova iniciativa centrar-se-á na rotulagem, normalização, certificação e medidas regulamentares relativas às principais fontes destes microplásticos”, lê-se no boletim informativo da representação da Comissão Europeia em Portugal.

A consulta está aberta até ao dia 17 de maio.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.