Coimbra investe 4,4ME em dez novas viaturas de recolha de resíduos

A Câmara de Coimbra apresentou dez novas viaturas de recolha de resíduos urbanos para reforçar a frota municipal, num investimento de 4,4 milhões de euros, que assegura o aluguer daqueles veículos por um período de 96 meses.

As dez viaturas, que vão estar ao serviço da autarquia nos próximos oito anos, “já circulam pela cidade”, tendo sido apresentadas durante a semana passada na Divisão do Ambiente, informou o município.

“A autarquia terá em atividade mais dez veículos de remoção de resíduos urbanos, no âmbito de um concurso público internacional para o aluguer operacional destas viaturas”, cuja operação tinha sido aprovada ainda pelo anterior executivo.

O investimento foi adjudicado em cinco lotes distintos, tendo “em consideração as especificidades das viaturas”, acrescentou.

No lote 1, inclui o aluguer de dois veículos com o objetivo de operar na Alta e na Baixa de Coimbra, e o lote 2 consiste no aluguer de dois veículos pesados, visando “a recolha em ruas mais estreias”.

De acordo com a Câmara de Coimbra, “o lote 3 inclui o aluguer de três veículos pesados” para recolha de resíduos em arruamentos de maior dimensão, que substituem três viaturas próprias que serão abatidas.

O lote 4 consiste em dois veículos com grua e tremonha, que permite a recolha do sistema ‘molok’ (contentor semienterrado), para dar resposta ao “crescente número de contentores enterrados ou semienterrados instalados ou a instalar em breve”.

“Por fim, o lote 5 inclui um veículo pesado de transporte de resíduos urbanos, com sistema ‘ampliroll’, grua, pinça de resíduos, para fazer face à crescente utilização dos contentores para acondicionamento de resíduos e de apoio à única viatura existente para este efeito e que, por essa razão, tem elevada carga de utilização”, esclareceu a autarquia, realçando ainda que este veículo também dará apoio “à recolha de monos e à recolha de verdes”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.