Cimeira Europeia dos Rios decorre em Lisboa a 18 de novembro

  • 15 novembro 2021, segunda-feira
  • Água

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, está a promover a segunda edição do European Rivers Summit, que vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 18 e 20 de novembro.

Durante os três dias, haverá talks de ativistas e especialistas dos rios de várias organizações mundiais, abordando temas como alterações climáticas, impactos nos sistemas ribeirinhos, subsídios públicos perversos para produção elétrica, medidas de proteção e restauro de rios, remoção de barragens, instrumentos legais para proteção de rios, entre outros, onde o principal objetivo é promover o debate sobre problemas e estratégias para a proteção dos rios.

“Os rios por toda a Europa continuam a ser severamente impactados pela ação humana através, por exemplo, da construção de barragens para regadio, da poluição resultante de atividades agrícolas e industriais não sustentáveis e da construção de barragens para produção de energia elétrica. Estas ações levam a perdas, muitas vezes irreversíveis, de habitats e de biodiversidade. É necessário fomentar uma mudança estratégica, no âmbito da gestão hídrica, que leve à proteção efetiva dos rios” afirmou a coordenadora do projeto Rios Livres, do GEOTA, Catarina Miranda.

A segunda edição da maior cimeira de proteção dos rios europeus vai contar com oradores de toda a Europa, como é o caso da defensora dos rios Anna Lesoska, vencedora do prémio Goldman Prize Recipient Europe 2019, de Pao Fernández Garrido, do movimento europeu de remoção de barragens Dam Removal Europe, de Philip Fearnside, investigador reconhecido pela defesa dos rios amazónicos, Matt Kondolf, professor da Universidade de Berkeley e especialista em reabilitação de rios, Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e especialista em gestão de ecossistemas ribeirinhos, João Joanaz de Melo, professor da Universidade Nova de Lisboa e especialista em transição energética, e Alexandra Aragão, professora da Universidade de Coimbra e especialista em legislação de recursos hídricos.

A cimeira contará ainda com o discurso de abertura da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e com o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

“Ao promovermos esta cimeira, procuramos relembrar a importância da proteção dos rios e dos seus ecossistemas. No contexto atual, em que enfrentamos alterações climáticas e as graves consequências inerentes, não podemos ignorar o nosso impacto devastador sobre o planeta. É, por isso, urgente encontrar estratégias alternativas para a gestão dos recursos hídricos, assegurando a conservação da natureza”, referiu o presidente do GEOTA, João Dias Coelho.

As inscrições para assistir ao evento presencial ou online podem ser efetuadas através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.