Cidades Portuguesas Candidatas a Prémio Folha Verde da Europa

CONTEÚDO PATROCINADO

As alterações climáticas são um dos maiores desafios com que a humanidade jamais se deparou. Apesar dos inúmeros momentos da história marcados por cataclismos, pandemias e guerras, este evento à escala global tem um potencial de disrupção incalculável.

Após mais de um século de consumo desregulado de todo o tipo de recursos sem qualquer atenção ao ambiente, cada um de nós está cada vez mais consciencializado para a importância e salvaguarda da natureza.

Somos, afinal, mais dependentes do meio ambiente do que queremos admitir e o nosso impacto nefasto no meio acaba por nos prejudicar como um todo. Nesse sentido, todas e quaisquer medidas que promovam boas práticas ambientais são agora, mais que nunca, vitais.

O prémio Folha Verde da Europa é um desses casos. Visa distinguir as localidades que adotaram particulares esforços de preservação e de promoção de boas práticas ambientais. Este selo de qualidade serve de fator de valorização para atrair novos habitantes, ao mesmo tempo que se compromete a introduzi-los num meio onde o ambiente é, efetivamente, uma prioridade.

Portugal coloca este ano três candidatas na lista final de dezoito cidades. Resta-nos esperar que esta distinção atraia a atenção de outros municípios e siga em crescendo.

Oliveira do Hospital

Com iniciativas frequentes no sentido de consciencializar os habitantes, mas também tomando a responsabilidade de adotar medidas positivas pelas suas próprias mãos, Oliveira do Hospital figura entre as melhores cidades do país para viver.

Desde ações de campanha para diferenciação do lixo, incentivos à prática de desporto na natureza, à preservação e melhoria do meio envolvente, a sua ação é cada vez mais extensa e positiva. A frequente testagem de componentes como a qualidade do ar são também preponderantes para manter cidades como esta no mapa verde da Europa.

Arcos de Valdevez

De igual forma, Arcos de Valdevez está rodeado de natureza verdejante e convidativa. Sabendo que a mesma só se preserva com ações positivas, foram tomadas inúmeras iniciativas nesse sentido. Integrada na Reserva Mundial da Biosfera em pleno Parque Nacional Peneda Gerês, é uma das áreas do país com as mais estritas medidas de preservação ambiental.

Habitar neste ponto do país é assumir um compromisso para com um pleno equilíbrio com a natureza e em muito distanciar-se da habitual vida urbana. 

Valongo

Num caminho de sustentabilidade, Valongo é atualmente um dos mais atrativos locais do país para viver, refletidos num constante aumento da sua população.

Para muito contribuem os constantes investimentos feitos por parte das entidades competentes em ações que visam a promoção de práticas sustentáveis e amigas do ambiente. Conscientes que este é um ponto que envolve toda a sociedade, as mesmas estendem-se desde o ensino local até à criação de equipamentos diretamente ligados à comunhão com a natureza.

Espaços verdes abundam, bem como a informação necessária para a sua correta manutenção e proteção de fauna e flora locais. São precisamente estas e muitas outras práticas de educação e promoção de iniciativas em redor do ambiente que tornam estas cidades exemplos a seguir em toda a Europa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.