A Certificação de Sustentabilidade B Corp

FOTO A.PODREZ / PEXELS

A Importância das Certificações de Sustentabilidade

Atualmente, assiste-se a uma crescente exigência por produtos, processos e atividades económicas mais responsáveis e alinhadas com elevados padrões ambientais, sociais e económicos. Esta tendência é acompanhada por um reforço constante de quadros regulamentares que ditam critérios mais rigorosos neste âmbito. Face a este cenário, as empresas veem-se obrigadas a reorganizarem e estruturarem os seus planos estratégicos de acordo com os princípios de sustentabilidade, surgindo a necessidade de procurar instrumentos que fomentem a competitividade e responsabilidade corporativa.

Nesta crescente procura de soluções, os esquemas de certificação revelam-se como instrumentos credíveis e promotores de boas práticas, respondendo às expectativas das partes interessadas e de um mercado cada vez mais exigente. As certificações de sustentabilidade incluem um conjunto de critérios que os produtores, fabricantes, comerciantes ou prestadores de serviços devem seguir no âmbito da sustentabilidade, nomeadamente critérios relativos à saúde e segurança dos colaboradores, respeito pelos direitos humanos e impactes ambientais. Para além de promoverem a adoção de padrões de responsabilidade social e ambiental internos, estas certificações podem também incentivar a um impacte positivo que se estende a toda a cadeia de abastecimento.

B Corp, uma certificação promissora

A B Lab foi fundada em 2006, com o objetivo de colocar as empresas na liderança da transição dos modelos de negócio atuais para sistemas mais inclusivos, equitativos e regenerativos. A motivação para tal foi a de que as empresas não estão a alcançar o seu potencial para criar impacte positivo nas pessoas, comunidades e no planeta. A B Lab é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo processo de certificação das empresas B Corps, ou seja, organizações que cumprem elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade [3]. A certificação B Corp, comparativamente com outras certificações corporativas, difere-se pela sua abordagem holística e integradora dos critérios ESG, baseada em cinco categorias, nomeadamente: governança, colaboradores, comunidade, ambiente e clientes.  

Governança: categoria centrada na ética, responsabilidade, transparência e missão global da empresa. Foca-se no modo de envolvimento dos colaboradores, membros do conselho de administração e comunidade na concretização da missão empresarial.

Colaboradores: avalia os esforços adotados por uma empresa para beneficiar os seus colaboradores, desde a remuneração, apoios, formação, flexibilidade, saúde e segurança e as condições gerais de trabalho;

Comunidade: de que forma é que a empresa contribui para o bem-estar - social e económico - da comunidade onde se situam as suas atividades, compreendendo se existem práticas direcionadas para o impacte positivo na comunidade, relação com os fornecedores, doações e envolvimento social. 

Ambiente: através de questões sobre a forma de utilização dos materiais e recursos necessários para a atividade, bem como a rede de transporte/distribuição e o impacte da cadeia de abastecimento, a categoria procura perceber se a empresa opera de forma a reduzir a sua pegada e se tem em consideração o seu impacte ambiental;

Clientes: categoria que procura perceber de que forma é que os produtos são disponibilizados e criam valor para os clientes. É avaliado se a empresa adota práticas éticas como marketing responsável, disponibilização de canais eficazes de feedback dos clientes e proteção da privacidade e segurança dos dados (...)

Autores: Sara Costa, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto
Belmira Neto
LEPABE - Laboratory for Process Engineering,
Environment, Biotechnology and Energy, Faculty of Engineering, University of Porto
ALiCE - Associate Laboratory in Chemical Engineering, Faculty of Engineering, University of Porto, Departamento de Engenharia Mecânica,
Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº 154, setembro/outubro 2025, dedicada ao tema "A Análise do Ciclo de Vida e a Circularidade"

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.