Como a casca de ostra poderá ajudar na preservação de corais

Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro está a estudar a utilização de casca de ostra como alternativa à rocha coralina em aquários, contribuindo desta forma para a preservação dos ameaçados recifes de coral.

A localização dos recifes de coral perto da costa torna-os particularmente vulneráveis às atividades humanas, sendo uma dessas atividades a exploração de rochas coralinas com fins ornamentais para aquários marinhos.

Foi para fazer face a este problema que os investigadores da UA Ricardo Calado e Ana Lillebø procuraram esta solução, que além de contribuir para minimizar a exploração de corais, poderá valorizar um produto com baixo valor acrescentado. O objetivo é que as cascas de ostra que morrem antes de atingir o tamanho comercial possam ser utilizadas na produção de um substrato artificial em aquários de recife, que pode substituir rochas coralinas, muitas vezes recolhidas ilegalmente e de forma destrutiva nos recifes de coral do Indo-Pacífico, frisa a Universidade em comunicado.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do programa SmartBioR, que visa o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, que dinamizem as cadeias de valor associadas aos recursos marinhos naturais endógenos da Região Centro de Portugal.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.