Carregamento rápido e eficiente para viaturas elétricas

A Siemens e a VDL uniram-se para encontrar soluções inovadoras de carregamento flexível e eficiente de veículos utilitários e autocarros elétricos. O projeto inclui a reutilização de baterias usadas.

A Siemens instalou um laboratório no Centro de Testes de Carregamento da VDL Bus & Coach, fabricante holandês de autocarros, para demonstrar e testar em condições reais a última geração das suas estações de carregamento rápido com sistema de armazenamento de energia em baterias.

A Siemens Portugal desenvolveu e instalou um sistema de carregamento elétrico para até três veículos, onde também está incluído um sistema de armazenamento de energia. Foram usadas baterias em segunda mão para valorizar e prolongar a vida útil das mesmas.

Nesta estação de carregamento, os veículos podem obter energia da rede mas também devolvê-la, caso haja restrição de capacidade ou muita procura de energia.  A capacidade das várias estações de carregamento é controlada através de uma aplicação de gestão, o que permite um ajustamento de acordo com as necessidades atuais e futuras.

“A infraestrutura modular instalada neste centro demonstra que os sistemas de carregamento podem expandir-se por um longo período sem necessidade de ajuste de capacidade ou de alterações na ligação à rede”, pode ler-se no comunicado divulgado pela Siemens.

O projeto instalado no laboratório, que está localizado em Valkenswaard, na Holanda, tem como propósito garantir a funcionalidade em operação comercial. 

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.