Forno oxi-híbrido na Marinha Grande para aumentar eficiência energética na produção de vidro
- 07 novembro 2025, sexta-feira
- Energia

A Agenda Mobilizadora ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, apresentou um forno oxi-híbrido que combina eletricidade, gás natural e oxigénio, com o objetivo de reduzir significativamente as emissões, aumentar a eficiência energética e melhorar a qualidade do processo produtivo
O encontro reuniu empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e parceiros institucionais. Entre os exemplos apresentados, destacou-se o investimento realizado pela Crisal, empresa anfitriã do evento, com a implementação de um novo forno oxi-híbrido — instalado na unidade da Marinha Grande — que combina eletricidade, gás natural e oxigénio, prometendo reduzir significativamente as emissões de CO2, aumentar a eficiência energética e melhorar a qualidade do processo produtivo.
Com uma capacidade de fusão de 90 toneladas diárias, este equipamento insere-se no âmbito do Working Package 2 da Agenda Mobilizadora ECP – Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, dedicado à energia e descarbonização do setor.
O projeto serve simultaneamente de plataforma experimental para testar, em ambiente industrial, diferentes combinações energéticas, níveis de eletrificação e combustão com gases renováveis — incluindo hidrogénio verde e biometano — com o objetivo de validar o modelo oxi-híbrido e avaliar a sua replicabilidade a outras indústrias do vidro.
O evento permitiu ainda dar a conhecer os avanços tecnológicos e científicos que resultam da colaboração entre empresas, centros tecnológicos e universidades, reforçando a dimensão coletiva e cooperativa da Agenda ECP, cujo objetivo passa por diferenciar o produto português através da inovação, sustentabilidade e digitalização.
O Open Day ECP – Soluções para a Cristalaria integra o ciclo de iniciativas públicas promovidas pela Agenda Mobilizadora ECP, que tem vindo a demonstrar resultados tangíveis na modernização da indústria e na criação de novas competências ao longo de toda a cadeia de valor.
Outros artigos que lhe podem interessar