Ana Teresa Perez vai liderar a Agência para o Clima

FOTO NA MONTRA D.R.
A recém-criada Agência para o Clima será presidida por Ana Teresa Perez, vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente entre 2013 e 2024. Conselho Diretivo da Agência integra ainda Luís Souto Barreiros, Rosário Gama e Luís Lopes Vieira
A composição da Agência para o Clima, criada no final de 2024 para propor e implementar políticas na área climática, será liderada por Ana Teresa Perez, uma decisão aprovada no Conselho de Ministros de 13 de fevereiro. "Engenheira do Ambiente de formação, foi vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente de 2013 a 2024, especializada na área do Clima, tendo uma vasta experiência na área das políticas e negociações climáticas", realça o comunicado do Ministério do Ambiente.
A equipa será complementada pelo vice-presidente Luís Souto Barreiros, com experiência em fundos e planeamento na área da agricultura; pela vogal Rosário Gama, igualmente com experiência em fundos e componentes de financiamento; e pelo vogal e CFO [Diretor Financeiro] Luís Lopes Vieira, com competências em finanças, gestão de empresas e venture capital.
Os membros do Conselho Diretivo são nomeados para um mandato de três anos.
Recorde-se que a nova agência terá, entre as suas atribuições, a gestão do Fundo Ambiental, do Fundo Azul e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área do Clima, além de monitorizar metas climáticas nacionais e avaliar a eficácia das políticas implementadas.
Outros artigos que lhe podem interessar