Aliança europeia do hidrogénio inclui 40 novos membros

A H2med, rede europeia criada para acelerar a descarbonização através do hidrogénio, integrou 40 novos membros com o objetivo de potenciar sinergias no setor

Criada em dezembro de 2024 pelos cinco promotores do H2med – REN (Portugal), Enagás (Espanha), NaTran e Teréga (França) e OGE (Alemanha) – juntamente com líderes do setor energético e tecnológico, a H2med contava até agora com nove membros, mas após a reunião de 24 de setembro em Berlim, passa a contar com 49 membros.

A aliança foi criada para juntar os países no lançamento de um mercado europeu de hidrogénio, e também para conectar projetos de produção, armazenamento e consumo.

O objetivo principal é acelerar a descarbonização de territórios industriais através da implementação de um corredor para o sudoeste até ao início de 2030, criando uma cadeia de valor forte.

Conforme divulgou a REN em comunicado, o evento em Berlim contou com forte apoio político ao longo de todo o corredor, expresso por

Stefan Rouenhoff, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal Alemão dos Assuntos Económicos e da Energia, na presença de Manuel Garcia Hernandez, Diretor-Geral de Política Energética e Minas de Espanha, de Laurent Kueny, Diretor de Energia do Ministério da Economia e da Soberania Industrial de França, e de Paulo Carmona, Diretor-Geral de Energia e Geologia de Portugal. Mechthild Wörsdörfer, Diretora-Geral Adjunta da Energia da Comissão Europeia, reforçou igualmente o apoio da Comissão ao H2med, considerado uma das «Autoestradas da Energia» prioritárias apresentadas pela Presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União, no dia 10 de setembro.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.