Águas do Norte investe 2,8ME em 16 centrais fotovoltaicas para autoconsumo

A empresa Águas do Norte anunciou um investimento de 2,8 milhões de euros na instalação de 16 centrais fotovoltaicas destinadas à produção de energia para autoconsumo em diversas infraestruturas de águas residuais e de abastecimento.

Este investimento, segundo disse a empresa sediada em Vila Real, deverá “permitir uma redução substancial dos consumos energéticos” e a consequente “diminuição substancial dos respetivos custos operacionais”.

A Águas do Norte referiu, em comunicado, que a execução desta empreitada tem como objetivo a instalação de 16 centrais fotovoltaicas destinadas à produção de energia para autoconsumo em diversas infraestruturas de águas residuais e de abastecimento que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

O investimento, com o valor total de cerca 2,8 milhões de euros e um prazo de execução de 256 dias, foi adjudicado à empresa Elísio Paulo & Azevedo, Lda.

A empresa explicou que a instalação destas “novas infraestruturas de produção de energia é executada no âmbito da consecução dos objetivos patentes no Programa de Neutralidade Energética ZERO, através do qual o grupo Águas de Portugal prevê atingir a neutralidade energética no prazo de dez anos, assente numa estratégia continuada de redução de consumos e de aumento da produção própria de energia cem por cento renovável”.

“Neste sentido, esta primeira fase de instalação de centrais fotovoltaicas associadas a diversas infraestruturas do sistema multimunicipal reveste-se de fundamental importância na implementação dos objetivos previstos no referido plano”, sustentou.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.