Águas do Norte constrói intercetor sob o rio Tâmega em Amarante

  • 18 março 2021, quinta-feira
  • Água

A Águas do Norte anunciou que vai iniciar a execução de um intercetor sob o rio Tâmega, na cidade de Amarante, distrito do Porto, e trabalhos de proteção da margem esquerda, num investimento de 1,1 milhões de euros e com um prazo de execução de 420 dias.

A execução da empreitada visa a instalação de um intercetor gravítico na zona ribeirinha da cidade de Amarante, com uma extensão aproximada de 675 metros, que vai permitir a travessia sob o leito do rio Tâmega, através de um sifão invertido.

Os trabalhos incluem ainda “a construção de uma câmara de retenção de areias a montante da travessia, e diversos trabalhos auxiliares de proteção da margem esquerda do rio Tâmega, tendo em consideração os fenómenos de erosão que se verificam entre a ponte de São Gonçalo e o açude localizado a jusante”.

De acordo com o comunicado divulgado, “com a execução desta infraestrutura, a Águas do Norte pretende resolver definitivamente os problemas que ocasionalmente, em dias de maior pluviosidade, se verificam na estação elevatória existente junto à referida ponte, que será desativada”. O investimento “permitirá uma melhor preservação do meio ambiente”, explicou ainda a Águas do Norte.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.