AEA: Reciclagem deve ser acelerada na Europa

A reciclagem deve ser acelerada na Europa, onde os progressos nesta área são muito lentos, alertou a Agência Europeia do Ambiente (AEA) num relatório.

No documento, a AEA lembrou que o plano de ação para a economia circular da União Europeia (UE) visa duplicar a percentagem de materiais reciclados na sua economia em 2030.

O relatório, intitulado “How far is Europe from reaching its ambition to double the circular use of materials?" (“A que distância está a Europa de atingir a sua ambição de duplicar a utilização circular de materiais?”), refere que em 2021 cerca de 11,7 por cento de todos os materiais utilizados na UE provinham de resíduos reciclados, contra 8,3 por cento em 2004.

A avaliação da AEA, publicada no Dia Internacional da Reciclagem, mostra que o ritmo de progressos deve ser acelerado, exigindo mais reciclagem e menos utilização global de recursos.

O aumento da reciclagem, assinalou a AEA, tem de ser complementado com a redução de entradas de materiais novos.

A aproximação aos objetivos da UE podia ser alcançada, disse a agência, aumentando a taxa de reciclagem de todos os resíduos tratados, dos atuais 40 por cento para 70 por cento, diminuindo a entrada global de nova matérias-primas em 15 por cento e reduzindo a quantidade de resíduos fósseis utilizados em 34 por cento.

A AEA referiu que deve ser dada especial atenção aos minerais não metálicos, como os materiais de construção, uma vez que estes representam cerca de metade de todos os materiais utilizados na UE.

A AEA salientou que a prevenção de resíduos é uma das principais estratégias para alcançar uma economia circular, uma vez que pode reduzir a utilização de recursos, maximizar a vida útil dos produtos e materiais e promover a procura de produtos mais sustentáveis.

No entanto, notou a agência, continua a ser difícil estabelecer uma ligação entre as políticas de prevenção de resíduos e a produção de resíduos na UE.

Para assinalar o Dia da Reciclagem, a EGF, empresa de tratamento e valorização de resíduos, apresentou uma iniciativa de visitas virtuais (na sua página na internet) às diferentes unidades de tratamento e valorização de resíduos urbanos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.