ABMG vai candidatar a apoios europeus projetos de 15ME

  • 20 fevereiro 2023, segunda-feira
  • Água

A empresa intermunicipal Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG), que agrega os municípios de Montemor-o-Velho, Soure e Mira, vai candidatar a apoios comunitários, através do Portugal 2030, projetos que totalizam cerca de 15 milhões de euros.

“Temos neste momento já preparados, prontos a apresentar às autoridades de gestão dos fundos comunitários, projetos na ordem dos 15 milhões de euros para os próximos sete anos”, disse o presidente do conselho de administração da ABMG, Mário Jorge Nunes.

No que respeita ao programa Portugal 2030, a ABMG já tem finalizados projetos referentes à ampliação da rede de drenagem da Presa e Valeirinha, no concelho de Mira, construção das redes de Carapetos, Chãs, Porto Luzio, Casal da Areia, Casal dos Moutinhos, Ninho de Grou, Casal dos Silvas e Casal Raposo, no município de Montemor-o-Velho, bem como a construção das redes de Simões, Lourenços, Mogadouro, Marco do Sul, e a segunda fase do sistema de águas residuais (SAR) de Almagreira, no concelho de Soure.

A empresa tem mais seis projetos prontos a serem candidatados, que, neste momento, estão em fase de revisão, entre os quais a ampliação da rede do SAR da Lagoa, a ampliação da rede do SAR de Mira, Portomar, Valeirinha e Presa, a rede de esgotos do Poceirão, a construção das redes de Camparca, Casalinhos e Bairro da Estação, de Casal da Venda, e Vale da Borra, assim como a construção das redes de Ribeira da Mata e Cabeços e a Estação de Tratamento de Águas Residuais Ribeira da Mata.

O custo total dos investimentos, referente a estes projetos no concelho de Soure, Montemor-o-Velho e Mira, ronda os 15 milhões de euros.

“Temos 58 milhões [de euros] de investimento inventariado e necessário e no nosso plano de estudos para os próximos 20 anos. […] São aqueles investimentos que sabemos que, feitos hoje, ainda assim, não seriam suficientes, mas é impossível conseguir meios financeiros e um esforço de financiamento que pague estes 58 milhões para a dimensão destes três municípios”, frisou, Mário Jorge Nunes, que também é presidente da Câmara Municipal de Soure.

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara é uma empresa intermunicipal criada pelos municípios de Mira, de Montemor-o-Velho e de Soure, no distrito de Coimbra, com o objetivo de assegurar o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais para um universo de cerca de 30 mil clientes e 53 mil habitantes.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.