Abertas candidaturas para concurso sobre moda sustentável

‘Reinventar a moda: mudar comportamentos para uma moda sustentável’ é o tema da 8ª edição do Concurso Europeu de Inovação Social. As inscrições já abriram e decorrem até 4 de março.

O Concurso Europeu de Inovação Social procura projetos inovadores em base de arranque que visam mudar as formas de produção, de compra, de utilização e de reciclar a moda, para assim torná-la mais acessível e justa, para reduzir a pegada ambiental global e ainda alterar o comportamento dos consumidores, tanto a nível local como nacional e europeu.

Na União Europeia (UE), os cidadãos compram, por ano, mais de 12 quilogramas de vestuário cada. Essa produção contribui com 195 milhões de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e utiliza 46 biliões de metros cúbicos de água. Para produzir algodão para uma única t-shirt, são necessários 2.720 litros de água, o que corresponde, segundo a UE, a quase três anos de água para consumo. O consumo de têxteis é, assim, responsável por cerca de cinco por cento da pegada ambiental da UE.

É a pensar na resolução desta problemática que os candidatos devem apresentar soluções para um uso, consumo e produção sustentável e ainda soluções que melhorem o fim da vida útil no campo da moda. As ideias apresentadas devem obter claramente impacto na sustentabilidade e ser replicáveis após o concurso.

Este desafio é lançado pela Comissão Europeia em todos os Estados-membros da UE e nos países associados do programa Horizonte 2020.

O evento de lançamento decorrerá a 12 de fevereiro, em Valência, Espanha, e a cerimónia de entrega de prémios realizar-se-á no outono, onde os três vencedores serão anunciados e premiados com 50 mil euros cada.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.