Projeto transforma materiais obsoletos em jogos e objetos decorativos

Foto: Richard Kasperowski

A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres vai apresentar, a 20 de março, o projeto “Make a Circular Wave”, cujo objetivo passa por dar uma nova vida a materiais obsoletos em parceria com instituições de solidariedade.

Este projeto concilia a vertente educativa, artística e ambiental com a vertente social, transformando materiais obsoletos, como antigas e desatualizadas edições em papel e cartão, ou lonas de eventos e outdoors, em jogos e objetos decorativos.

Aos materiais obsoletos da EPAL foi dado um novo propósito com o lançamento do concurso de ideias “Design Circular por Natureza”, na ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, estimulando os jovens a criarem merchandising sustentável.

De seguida, as instituições de solidariedade, como a CAIS Porto, a CERCI Lisboa e a APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, proporcionam aos utentes a possibilidade de produzirem as propostas criativas vencedoras.

Entre as peças transformadas estão jogos tradicionais e objetos de decoração, que serão publicamente apresentados durante o evento.

A linha de merchandising será em breve comercializada nas Lojas EPAL e nos Núcleos do Museu da Água.

Para o diretor de comunicação e educação ambiental da EPAL, Marcos Sá, “este é mais um projeto que demonstra o compromisso da EPAL com a Economia Circular, aliando merchandising de design exclusivo à reutilização criativa, apostando numa nova linha concebida com desperdícios que, assim ganham outra vida, minimizando o impacte sobre as matérias-primas naturais e reduzindo a pegada ambiental”.

“O objetivo é transmitir à sociedade que, com pouco, é possível fazer-se muito e que a EPAL aposta numa atuação sem desperdício, assente em práticas de produção e consumo sustentáveis”, afirmou Marcos Sá.

A cerimónia de apresentação do projeto vai decorrer no Museu da Água – Estação Elevatória dos Barbadinhos, às 11h45, e contará com a presença e intervenção da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e será encerrada pelo secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, estando também presente o Conselho de Administração da EPAL.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.