Produção industrial diminuiu em novembro de 2024
- 03 janeiro 2025, sexta-feira
- Gestão
![](/userfiles/images/blog/posts/industrial750.jpg)
[PATRICK/UNSPLASH]
O Índice de Produção Industrial registou uma variação homóloga de -2,2 % em 6,9 pontos percentuais inferior à taxa observada em outubro (4,7 %).
Esta evolução foi particularmente influenciada pelo agrupamento de Energia, tendo apresentado valores mais significativos. A secção das Indústrias Transformadoras teve um crescimento de 0,3 % (6,2 % em outubro).
Os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas:
• O agrupamento de Energia apresentou o contributo mais influente na variação do índice total, registando uma taxa de variação de -10,1 % (5,5 % no mês anterior);
• Os agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens Intermédios contribuíram com -0,6 pontos percentuais e -0,1 pontos percentuais, respetivamente, em resultado de variações homólogas de -1,8 % e de -0,2 % (7,0 % e 0,2 % em outubro);
• O agrupamento de Bens de Investimento passou de um aumento de 8,4 % em outubro, para uma redução de 0,1 %, e um contributo nulo, no mês de análise.
Relativamente à variação mensal, o Índice de Produção Industrial registou uma variação de -3,5 % em novembro (3,4 % em outubro).
Os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos negativos para a variação do índice total, exceto o de Bens Intermédios, que passou de uma diminuição de 0,8 % em outubro para um crescimento de 1,5 % em novembro.
O agrupamento de Energia contribuiu com -1,7 pontos percentuais, em consequência de uma variação mensal de -10,9 % (16,8 % em outubro).
Os agrupamentos de Bens de Consumo e de Bens de Investimento registaram taxas de variação de -3,8 % e de -5,1 %, respetivamente (4,1 % e 0,4 % no mês anterior).
Outros artigos que lhe podem interessar