MIT Portugal: financiamento de projetos de elevada performance tecnológica

  • 17 fevereiro 2017, sexta-feira
  • Gestão

Decorre até 8 de março o concurso para projetos de investigação exploratória ao abrigo do Programa MIT-Portugal. O financiamento destina-se ao desenvolvimento de produtos e serviços de elevada performance tecnológica, entre parceiros públicos e privados e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), nas áreas da Investigação integrada baseada no contexto do Atlantic International Research Center (centro AIR); sustentabilidade e gestão de dados em sistemas urbanos; novos conceitos industriais e fábricas inteligentes, dispositivos biológicos e médicos e sistemas de transportes sustentáveis.

 Os resultados destes Projetos serão utilizados para a identificação de novas áreas que possam vir a ser consideradas numa potencial 3ª fase do Programa MIT Portugal. Os Projetos desenvolvidos deverão também contribuir cientificamente para a iniciativa (AIR Center) e para o desenvolvimento dos seus objetivos, os quais se encontram descritos no documento “Towards a Science and Technology agenda for an integrative approach to the Atlantic: Climate Change and Energy Systems, Space and Ocean Sciences, through North-South cooperation”, que pode ser consultado no site da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Está previsto o financiamento a 18 projetos de investigação exploratória ao abrigo deste concurso. O número efetivo de projetos financiados dependerá, no entanto, da abrangência e âmbito das iniciativas propostas e na qualidade das mesmas.

Será atribuído um total de 1.800.000 euros, financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Podem candidatar-se a financiamento instituições de ensino superior, seus institutos e centros de I&D; laboratórios de Estado ou internacionais com sede em Portugal; instituições privadas sem fins lucrativos, que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia; outras instituições privadas ou públicas que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.