6ª edição da conferência internacional de Resíduos realiza-se em setembro

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos está a organizar a 6ª edição da conferência internacional “Wastes: Solutions, Treatments and Opportunities”, que irá decorrer de 6 a 8 de setembro, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O objetivo desta conferência passa por reunir especialistas da academia e da indústria dos setores de Gestão e Reciclagem de Resíduos, para partilha de experiências e conhecimento de ponta com todos os participantes.

O programa do evento inclui a realização de sessões plenárias por oradores convidados e de sessões paralelas de natureza técnica e científica subordinadas a temáticas pertinentes e atuais para o sector dos resíduos, asseguradas por autores nacionais e internacionais.

Adicionalmente, esta edição, com vista a promover a interação entre a comunidade científica e o tecido empresarial, incluirá sessões especificamente destinadas à indústria, no sentido da apresentação de boas práticas, projetos e casos de sucesso que resultem de uma forte colaboração entre academia e empresas.

O evento contará com a presença do Secreário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, na sessão de abertura. A sessão pleária da manhã do dia 6, a cargo de Raul Fangueiro, seá dedicada aos materiais inovadores baseados em resíduos. À tarde, discutir-se-á o papel dos resíduos de biomassa na transição energética e material, sendo o resto da tarde preenchida com sessões paralelas e posters. A terceira sessão plenária, já no dia 7, incidiá sobre estratégias de recuperação de lítio, sendo o resto do dia igualmente preenchido com sessões paralelas e posters. O dia 8, após as sessões paralelas da manhã, encerrará com uma conferência com a presença da responável pela área de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente, Ana Cristina Carrola.

Aos autores é oferecida a possibilidade de apresentarem um artigo curto ou longo, sob a forma de apresentação oral ou poster. Em consonância com as edições anteriores, os artigos longos serão publicados num livro editado pela CRC Press – Taylor & Francis Group e submetido à Scopus e Web of Science (ISI) para indexação.

Ocorrendo em diferentes cidades portuguesas, a Wastes é um fórum de referência para a apresentação, esclarecimento, debate e permuta de ideias na temática da gestão de resíduos numa ótica circular.

A inscrição na conferência pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

O programa completo pode ser consultado aqui.

(Informação atualizada a 30 de agosto com os destaques do programa).

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.