30 milhões de euros para aumentar a capacidade de reciclagem

FOTO PAWEL CZERWINSKI/ UNSPLASH

O Ministério do Ambiente e Energia, através da Agência para o Clima, lançou a 15 de setembro o aviso para o aumento da capacidade de reciclagem e valorização de resíduos, no valor de 30 milhões de euros

O aviso, cujo financiamento provém do PRR, dirige-se aos sistemas de gestão de resíduos urbanos (SGRU), concessionados ao abrigo do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030): Ambilital – Investimentos Ambientais no Alentejo; LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto; Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão; Resialentejo – Tratamento e Valorização de Resíduos, e a EGF, através dos seus 11 sistemas associados (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho, Valorsul e Resinorte).

Segundo detalha o Ministério do Ambiente em comunicado, os investimentos elegíveis abrangem a instalação e a modernização de linhas de triagem de embalagens, a aquisição de viaturas elétricas e de contentores para recolha seletiva, a criação ou reforço de centrais de compostagem de biorresíduos e a implementação de sistemas de tratamento de águas residuais em instalações de resíduos. Devem estar concluídos até 31 de dezembro e são comparticipados a 100 %.

As candidaturas decorrem entre 23 de setembro e 22 de outubro de 2025 e devem ser submetidas eletronicamente através do portal do Fundo Ambiental.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.