Aveiro pretende eliminar 800 toneladas de CO2 nos transportes

Fotografia: Câmara Municipal de Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro espera eliminar, no mínimo, cerca de 800 toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera com um conjunto de medidas na área dos transportes.

Atualmente, a rede de transportes públicos da AveiroBus conta com 14 autocarros cem por cento elétricos. A substituição dos antigos autocarros por estes novos veículos resulta na eliminação de mais de 380 toneladas de CO2 por ano.

“Com esta aposta, realizada pela Transdev, 45 por cento dos autocarros de toda a frota a circular em Aveiro são a energia elétrica, o que significa que mais de 60 por cento dos quilómetros realizados pelos autocarros da Transdev são feitos sem emissões de CO2”, refere o município em comunicado divulgado.

A Câmara Municipal de Aveiro terá brevemente em funcionamento o primeiro ferryboat cem por cento elétrico do Sul da Europa, eliminando mais de 300 toneladas de CO2 por ano da atmosfera e reforçando a capacidade para o transporte de viaturas (mais 30 por cento) e de passageiros (mais 90 por cento). O novo ferryboat representa um investimento global (navio e postos de carregamento) de cerca de nove milhões de euros.

Com um investimento de 350 mil euros no sistema de carregamento, o município prepara-se para ativar a eletrificação de 27 moliceiros, que realizam operações marítimo-turísticas no Canal Central da Ria de Aveiro. Os moliceiros elétricos vão permitir a eliminação de mais de 400 toneladas de CO2 por ano.

De acordo com a Câmara Municipal de Aveiro, em atividade desde junho de 2023, as novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e pelo aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136.

Estas novas bicicletas podem ser utilizadas em todo o concelho de Aveiro e contam também com um sistema de GPS integrado, o que irá permitir perceber quais as rotas mais percorridas pelos utilizadores, possibilitando à Câmara Municipal de Aveiro uma melhor gestão dos espaços públicos.

Ainda no campo da mobilidade suave, o município destaca a construção da via ciclável em São Jacinto, com 2,5 quilómetros de extensão, que liga o Cais do Ferryboat à Praia de São Jacinto. A esta ciclovia junta-se o trajeto ciclável entre a Universidade de Aveiro e a Estação da CP, com uma distância de 2,4 quilómetros, e o percurso complementar da Rua da Pega, com 1,5 quilómetros.

Encontra-se também em curso o projeto de criação de uma via ciclável entre Aveiro (São Jacinto) e Ovar, com uma extensão global de cerca de 23 quilómetros.

Quanto à gestão do tráfego e do estacionamento, “um dos trabalhos fundamentais foi a reorganização e boa gestão das áreas parconizadas com o importante contributo da criação de mais zonas de estacionamento periférico no centro da cidade (Estação da CP, Viaduto sob a A25, os terrenos dos antigos armazéns da Câmara Municipal de Aveiro e Estádio Mário Duarte), bem como a construção do novo parque de estacionamento do Rossio”, salientou a autarquia.

A qualificação e construção de novas vias estruturantes vem interligar todas estas opções, nomeadamente a Avenida D. António Francisco dos Santos, entre a Alameda Silva Rocha e a Rua de Viseu, a qualificada variante a Cacia ou o eixo composto pela Rua dos Ervideiros, Rua da Boavista e Rua da Carreira Branca, entre outros.

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