Laboratório vivo para descarbonização em Gaia evita mais de 13 toneladas de CO2

Fotografia: Afurada Living Lab

O projeto Afurada Living Lab permitiu concretizar ações experimentais de descarbonização, em áreas como a mobilidade urbana sustentável, eficiência energética e economia circular.

No total foram evitadas mais de 13 toneladas de CO2, resultado de uma rede eficiente de partilha de bicicletas elétricas, da instalação de painéis fotovoltaicos, com partilha de energia, e da transformação de plástico em novos produtos, na freguesia de Afurada, em Vila Nova de Gaia, refere o comunicado enviado à redação.

“O impacto positivo junto dos 1 229 habitantes da Afurada traduz-se na consciencialização da população para a urgência de reduzir a pegada carbónica e na mudança de comportamentos. As soluções para a descarbonização testadas com sucesso na Afurada poderão ser aplicadas a outras freguesias de Vila Nova de Gaia, mas também a nível nacional e internacional”, lê-se no comunicado.

O Afurada Living Lab materializa uma parceria entre a Associação CEDES, o município de Vila Nova de Gaia, a GAIURB, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia de Trondheim, a dst solar, a Innovation Point, a Watt Is, a UBIWHERE e o CEiiA.

Na temática de mobilidade urbana sustentável, o parceiro CEiiA desenvolveu a iniciativa ‘Bike Afurada’, uma rede de bicicletas elétricas partilhadas por uma comunidade que permite otimizar a utilização dos velocípedes. A app ‘Bike Afurada’ converte as emissões de CO2 evitadas em tokens, que podem ser trocados por bens, serviços ou benefícios no ecossistema da freguesia. 

No eixo temático Energia e Edifícios foi criado o projeto para a eficiência energética ‘Comunidade de Energia Renovável da Afurada’, pelos parceiros dst solar, Innovation Point e Watt Is, contando ainda com a participação da MOSAIC (Hub de Inovação do dstgroup para as SmartCities). Este projeto consistiu na instalação de painéis fotovoltaicos e de sistemas de armazenamento e partilha de energia em três edifícios: Centro Interpretativo do Património da Afurada, Escola Básica Afurada de Baixo e Mercado da Afurada.

A gestão de energia desta Comunidade é suportada por uma plataforma na cloud, assente em inteligência artificial. Esta iniciativa permitiu a geração de energia responsável por 44 por cento do autoconsumo dos edifícios num total de 27,4 MWh.

Com vista à promoção da economia circular e à proposta de soluções sustentáveis de reciclagem e reintrodução dos resíduos na cadeia de valor, o parceiro Gaiurb, através da sua Escola Oficina, desenvolveu o ‘Afurada Upcycle’. O projeto incidiu na recolha de resíduos plásticos e na transformação em novos produtos, através da utilização de máquinas de upcycling numa oficina criada para o efeito no Mercado da Afurada, em diversas sessões participadas por 140 residentes.

No âmbito do ‘Afurada Smart RAYT’, com o parceiro UBIWHERE, está ainda prevista para junho a instalação de quatro contentores inteligentes de recolha de bioresíduos. Os contentores possuem um sistema de controlo de acessos e estão integrados num sistema de gestão, o que permite monitorizar a quantidade de resíduos depositados, ajudando na otimização da gestão do setor e tornando-o mais eficiente.

O projeto Afurada Living Lab foi concretizado com o apoio do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos EEA Grants, um mecanismo financeiro através do qual Islândia, Liechtenstein e Noruega financiam estados-membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.