Workshop sobre deteção, geolocalização e monitorização de incêndios florestais

No próximo dia 27 de fevereiro vai decorrer, no Hotel Vila Galé, em Coimbra, um workshop sobre a gestão de dados de deteção, geolocalização e monitorização de incêndios florestais.

Durante o workshop vão ser apresentados resultados de vários projetos de investigação nesta temática, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nomeadamente:

  • FireLoc – Onde Está o Fogo? Identificação, Posicionamento e Monitorização de Incêndios Florestais com Dados Disponibilizados pelos Cidadãos
  • FoRESTER – Rede de Sensores Combinada com Modelação da Propagação do Fogo Integrado num Sistema de Apoio à Decisão para o Combate a Incêndios Florestais
  • FirePuma – Prevenção de Fogos Florestais através de Vigilância para Redução de Incerteza
  • Floresta Limpa – Vigilância Automática e Participada das Zonas de Proteção Contra Incêndios Florestais
  • IMFire – Gestão Inteligente do Fogo
  • Firefront – Mapeamento e predição da Progressão de Incêndios em Tempo Real por Veículos Aéreos Não Tripulados
  • Eye in the Sky – Utilização de Balões de Alta-Altitude para Apoio à Decisão em Operações de Combate a Incêndios Rurais

Após cada sessão de apresentações seguir-se-á um período para questões e, na fase final do workshop está prevista um Painel de Discussão subordinado ao tema “Integração de dados para a deteção, geolocalização e monitorização de eventos extremos – potencialidades, limitações e riscos”.

A participação no workshop, tanto presencial como remota, é gratuita mas carece de inscrição, que pode ser efetuada no formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.