Webinar sobre o caminho das perdas de água em Portugal

  • 08 março 2021, segunda-feira
  • Água

A Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA) da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) está a promover o webinar “SIIPA 2.0 - O Caminho das Perdas de Água em Portugal”, que irá realizar-se a 12 de março, pelas 10 horas.

A sessão online tem como o intuito de apresentar a nova versão do SIIPA - Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água, uma ferramenta desenvolvida pela CESDA, que agora inclui os dados mais recentes disponibilizados no RASARP 2020 (Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal da ERSAR), permitindo também a consulta para os sistemas em alta entre 2011 e 2019.

Para além de apresentar as novas potencialidades do SIIPA 2.0, o encontro pretende “ajudar as entidades gestoras com mais dificuldades em reduzir as perdas de água”, bem como explanar o trabalho positivo de outras neste campo, nomeadamente as experiências e metodologias em uso na INDAQUA, SMAS de Sintra, SMAS de Mafra, Águas do Norte e EMAS de Beja, lê-se em comunicado divulgado.

De acordo com a associação, pretende-se mostrar que “se ainda existe um conjunto alargado de entidades com grande margem para evoluir, também há um composto por entidades que já descobriram o seu ‘caminho das perdas’ e atingiram resultados de classe mundial”.

O webinar é também uma oportunidade para prestar o reconhecimento a todos os que “no terreno” lutam para melhorar o resultado nacional das perdas, bem como para evidenciar como diferentes metodologias podem concorrer para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água em Portugal, valorizando e divulgando algumas das mais bem-sucedidas experiências nacionais de redução das perdas de água.

A participação no evento de apresentação do SIIPA 2.0 é gratuita, mas carece de inscrição, que poderá ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.