Viseu vai ter nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros

  • 25 agosto 2021, quarta-feira
  • Água

A Câmara de Viseu vai construir a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de nova geração de Silgueiros e Oliveira de Barreiros, que representa um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros e servirá três mil pessoas.

Na última reunião de Câmara foi aprovada a adjudicação do contrato para construção da ETAR, que integra um sistema de tratamento avançado, com remoção total de azoto e de fósforo.

“O objetivo é garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscoso, na freguesia de São João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados”, explicou a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo.

Com esta obra, serão desativadas as ETARs de Passos de Silgueiros e de Lages de Silgueiros, acrescentou.

Será também possível desativar quatro ETARs e duas fossas séticas coletivas, o que levará a um aumento da eficiência dos recursos humanos e materiais afetos, com uma redução dos custos.

Além da nova ETAR, a empreitada integra a interligação das redes existentes e pequenas ampliações que permitirão servir alguns locais atualmente sem redes de saneamento básico.

“Para além de outros benefícios, esta obra permite assegurar a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos viseenses, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região”, sublinhou Conceição Azevedo.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.