Valongo atinge novo recorde na reciclagem

Valongo atingiu em junho um novo máximo da taxa de reciclagem, encaminhando para valorização 27,19 por cento dos resíduos produzidos, sendo que, destes, 17,28 por cento são papel/cartão, embalagens e vidro e 9,91 por cento são biorresíduos, anunciou a Câmara Municipal.

Dos materiais recolhidos seletivamente, “49 por cento são provenientes dos ecopontos, 32 por cento são recolhidos porta-a-porta nas habitações já abrangidas pelo projeto Reciclar é Dar +, 13 por cento são provenientes de clientes não residenciais (comércio/empresas) e seis por cento são procedentes dos ecocentros”, refere em comunicado.

Com este desempenho, prossegue a nota de imprensa, “Valongo posicionou-se no segundo lugar no ‘ranking’ dos municípios da área Lipor que menos resíduos indiferenciados produziram no mês de junho (26,43 quilogramas por habitante), tendo sido enviados para aterro apenas 0,1 por cento dos resíduos”.

“Os resultados são animadores e demonstram que a recolha seletiva porta-a-porta é a melhor solução para a gestão eficiente dos resíduos. Por isso, estamos a investir com o objetivo de antecipar o alargamento deste sistema a todo o território do concelho, para que chegue o mais rapidamente possível às cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e às vilas de Campo e Sobrado”, assinalou o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, citado pelo comunicado.

José Manuel Ribeiro recordou, sobre este tema, que “inicialmente, estas metas estavam estabelecidas para 2030”, mas como o “planeta não pode esperar”, há que “mudar os comportamentos agora”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.