Universidade de Coimbra avança com novo projeto na Figueira da Foz ligado ao mar
- 16 fevereiro 2023, quinta-feira
- Energia

O Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz vai dinamizar o projeto Seapower, que vai intervir na componente da construção naval e das energias eólicas no mar, no âmbito das agendas mobilizadoras.
O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, disse à agência Lusa, que dentro de “seis a oito meses” será instalado um pavilhão junto ao porto marítimo daquela cidade do distrito de Coimbra para o desenvolvimento do projeto.
“É um projeto [associado a empresas] que nos próximos quatro anos nos vai dar um impulso enorme à nossa investigação na região da Figueira da Foz”, sublinhou o académico, no final da sessão de encerramento das comemorações do sétimo aniversário do Laboratório Marefoz, instalado na incubadora de empresas da Figueira da Foz.
O Seapower é financiado em quatro milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência e, segundo o reitor Amílcar Falcão, é um complemento ao Marefoz, que desde a sua criação desenvolveu projetos na ordem dos oito milhões de euros relacionados com a otimização de processos relacionados com a economia do mar.
“Vamos ter agora o desenvolvimento de outras valências que não tínhamos com o Marefoz, começando a criar densidade e massa crítica em mais do que uma área e isso é fundamental para criarmos raízes na região”, frisou.
De acordo com o reitor, não se trata de aumentar o Marefoz, mas de “criar coisas diferentes e complementares”, através de um centro de transferência de inovação.
Amílcar Falcão destacou o crescimento ao longo dos anos do Marefoz, com as suas ligações à indústria local e regional, às escolas e à sociedade civil, “que hoje tem uma atividade muito intensa e que vai ganhar outro elã com o campus da Figueira da Foz”.
“Este projeto vai continuar a fazer o seu caminho com mais força, uma vez que a universidade se mobiliza, não só nesta área específica de investigação e controlo de qualidade, mas noutras valências que vamos trazer para ter, dentro de alguns anos, uma presença muito forte da Universidade de Coimbra [na Figueira da Foz]”, disse.
O Marefoz, que será também integrado no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz, conta com cerca de “25 a 30” investigadores residentes, a que se juntam estudantes de mestrado e doutoramento, num total de aproximadamente 40.
Outros artigos que lhe podem interessar