Tratamento de águas residuais com resíduos de eucalipto
Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu floculantes naturais a partir de resíduos da madeira de eucalipto para tratamento de águas residuais.
Os materiais utilizados atualmente para promover a floculação não são biodegradáveis, mas sim de origem fóssil (petrolífera), sendo os mais comuns à base de poliacrilamidas.
A equipa liderada por Graça Rasteiro, do Departamento de Engenharia Química da FCTUC, decidiu apostar nos resíduos de eucalipto por se tratar de um produto que existe em grandes quantidades, dado o resultado da atividade da indústria da pasta do papel em Portugal.
“A nossa abordagem ecofriendly consistiu em purificar e modificar estes resíduos lenhocelulósicos para produzir polieletrólitos (polímeros com carga) de base natural que promovessem a floculação”, explicou Graça Rasteiro, em comunicado.
Os investigadores desenvolveram uma gama de floculantes naturais a partir da transformação de materiais extraídos dos resíduos de eucalipto que podem ser aplicados tanto em tratamentos de efluentes como, por exemplo, na indústria de cosmética ou alimentar.
Os ‘eco-floculantes’ foram testados e, segundo a coordenadora do projeto, estes permitiram uma maior remoção de cor e turbidez. “Comparando com o uso de poliacrilamidas comerciais, os desempenhos obtidos usando os floculantes de base natural foram tão bons ou melhores que os tradicionais. Além disso, conseguimos diminuir até 80% a carência química de oxigénio dos efluentes”, acrescentou.
Foram ainda realizados testes em efluentes oleosos, provenientes de lagares de azeite, cujo tratamento é mais difícil, e os primeiros resultados obtidos “são promissores”.
A floculação consiste na agregação de pequenas partículas, formando flocos (aglomerados de partículas) que permitem depois a remoção de contaminantes, e é utilizada nas estações de tratamento de águas residuais municipais ou industriais (ETARs).
Outros artigos que lhe podem interessar