Sustentabilidade na metrologia em debate a 25 de outubro
- 11 setembro 2024, quarta-feira
- Gestão
Fotografia: Freepik
Metrologia para a Sustentabilidade é o tema do 9º Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Metrologia (SPMet), que acontece a 25 de outubro no ISEP, Porto
A escolha deriva, como vem sendo habitual, do tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Metrologia, “Medimos hoje para um amanhã sustentável”.
Este é um tema central nas preocupações da SPMet. Em email enviado à Indústria e Ambiente, o conselho diretivo da sociedade realça a importância da utilização de “novos métodos de medição, melhor instrumentação, novos sensores, incertezas mais reduzidas”.
No sentido de dar a conhecer projetos de investigação e desenvolvimento neste âmbito, o encontro vai ser uma oportunidade para abordar a sustentabilidade na relação com a saúde e a alimentação, mas também a indústria e a energia, com foco na quantificação dos parâmetros relevantes em cada caso.
Mas qual é o contributo concreto da metrologia para a sustentabilidade, sobretudo em áreas mais críticas?
Tomar decisões informadas implica, antes de mais, medir. “Lembremo-nos de que todos os indicadores que suportam a urgência de se empreenderem ações que invertam o ciclo atual de degradação do ambiente do planeta são baseados em medições, de que são exemplos a temperatura global ou o nível dos oceanos, entre inúmeros outros parâmetros”, concretiza o conselho diretivo da SPMet.
Mas também há desafios. Certas atividades industriais não podem ultrapassar os valores limite de emissão (VLE) definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, que podem estar situados num intervalo estipulado pelos Best Available Techniques Reference Documents (BREF). Esta margem possibilita a algumas indústrias com tecnologias mais modernas a adoção de VLE mais restritivos e a outras, com localizações mais afastadas de populações, a adoção de valores menos restritivos. Tendo em conta que um ensaio tem de ter uma duração, a questão, para a SPMet, é saber em que momento deve ser efetuado e qual a duração que deve ter. “Podemos ter ensaios/medições muitíssimo bem executados, com incertezas no ensaio bem determinadas e baixas, mas simultaneamente ter uma incerteza elevadíssima relativamente ao resultado desse ensaio face ao normal funcionamento da fonte que foi monitorizada”, aponta o conselho diretivo, que esclarece também que o problema pode ser atenuado caso haja obrigatoriedade de fazer pelo menos três réplicas dos ensaios em dias e horários diferentes, para aferir da concordância das medições.
As partículas em suspensão e a importância do rigor da medição
As partículas em suspensão (PM10 e PM2,5) têm vindo a preocupar autoridades ambientais e de saúde pela sua capacidade de infiltração no sistema respiratório humano. Contudo, o espetro é largo, e dificulta a determinação rigorosa daquilo que realmente afeta a nossa saúde. Naturalmente, as partículas de 10 micrómetros englobam todas as de diâmetro inferior, pelo que, “em tese, é possível que aquilo que afeta a nossa saúde nas PM10 sejam somente as PM2.5, ou seja, que não seja relevante o impacto na saúde das partículas entre 2.5 e 10 micrómetros”, problematiza o conselho diretivo. Uma conclusão fiável dos riscos implica, por isso, medir, mas também questionar resultados e métodos.
O Dia Mundial da Metrologia é comemorado anualmente para lembrar a assinatura, em 1875, da Convenção do Metro, tratado intergovernamental que estabeleceu medidas iguais para todos os países signatários.
A SPMet foi constituída em 2003, com o objetivo principal de promover o estudo, o desenvolvimento e a divulgação da Metrologia. Para isso, tem desenvolvido diversas atividades, onde se incluem os “Encontros Nacionais SPMet” que organiza em parceria com a RELACRE - Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal.
Áreas temáticas do encontro:
- Metrologia, Ambiente e Sustentabilidade
- Aplicações e Desafios Metrológicos à Indústria
- Transição Digital na Metrologia
- Metrologia Legal
- Ferramentas Estatísticas aplicadas à Metrologia
- Nanotecnologias e Tecnologias Quânticas
- Métodos de Medição e sua Validação
- Instrumentos de Medição e sua Qualificação
- Padrões de Medição e Materiais de Referência
- Incertezas e Capacidades de Medição
- Rastreabilidade Metrológica
- Ensaios de Comparação Interlaboratorial e de Aptidão
- Instrumentação Virtual
Os resumos podem ser submetidos até 20 de setembro para geral@spmet.pt.
Outros artigos que lhe podem interessar