Sistema de depósito e reembolso arranca a 10 de abril

FOTOGRAFIA: DEVIT/ PIXABAY
SDR Portugal será responsável pela implementação e gestão do Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens de bebidas de uso único em Portugal. Sistema arranca a 10 de abril
O sistema prevê a recuperação de embalagens de bebidas de uso único em garrafas de PET e latas de alumínio ou aço, até 3 litros, e a reciclagem de alta qualidade destes materiais.
No momento da compra de embalagens, o consumidor paga um valor fixo, independente do preço do produto, que será reembolsado na íntegra no momento da sua devolução. Retalho, lojas tradicionais e outros locais terão pontos de recolha. Após a devolução, as embalagens serão enviadas para os Centros de Contagem e Triagem. Posteriormente, serão transformadas em matérias-primas secundárias (como o rPET e ligas de alumínio ou aço reciclados), aptas para contacto alimentar, que serão utilizadas na produção de novas embalagens.
O sistema vem dar resposta à diretiva (UE) 2019/904, que impõe metas europeias de 90 % para a recolha seletiva de garrafas de plástico e recipientes de metal de utilização única para bebidas até 2029, 30 % de incorporação mínima de material reciclado em garrafas de plástico PET de utilização única, e 65 % de incorporação mínima de material reciclado em garrafas de plástico PET de utilização única.
A SDR Portugal foi fundada em 2019 e constituída formalmente como Associação Sem Fins Lucrativos em 2021, tendo vindo a trabalhar no estudo, investigação, desenvolvimento e avaliação do modelo mais eficaz e sustentável para o futuro Sistema de Depósito e Reembolso em Portugal.
Outros artigos que lhe podem interessar