Um guia para descomplicar a renovação energética

  • 31 março 2025, segunda-feira
  • Energia

EQUIPA DO PROJETO

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram um guia prático pensado para tornar a renovação energética acessível às comunidades rurais em toda a União Europeia (UE). Iniciativa faz parte do projeto RENOVERTY, desenhado para potenciar a eficiência energética em agregados pobres

O guia desenvolvido pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) aplica-se à região de Coimbra, e faz parte de um conjunto de roteiros desenvolvidos para responder às necessidades das sete regiões europeias que integram o RENOVERTY.

Para além de Coimbra, foram desenvolvidos guias para Sveta Nedelja & Žumberak (Croácia), Tartu (Estónia), Bükk-Mak & Somló-Marcalmente-Bakonyalja Leader (Hungria), Zasavje (Eslovénia), Parma (Itália), e Osona (Espanha).

Os roteiros dividem-se em guias técnicos, com orientações para agregados individuais, e documentação abrangente direcionada para necessidades mais alargadas de stakeholders. O objetivo é responder aos desafios concretos enfrentados pelas áreas rurais e proporcionar orientação técnica, legislativa e financeira de forma clara. Ao ajudar a ultrapassar barreiras como requisitos administrativos complexos, limitações de financiamento e falta de pessoal qualificado, estes roteiros capacitam os proprietários rurais a planear renovações adequadas às suas necessidades.

No caso português, foram criadas orientações técnicas para as localidades de Arzila e Vila Nova de Oliveirinha. Em ambos os casos, apresenta-se uma sugestão de roteiro de renovação com base em auditorias energéticas realizadas “e no modelo de simulação DREEM, centrando-se nas melhores medidas de renovação identificadas para melhorar a eficiência energética das casas das famílias vulneráveis”, lê-se no documento. Tendo por base essas simulações, são apresentadas sugestões de alteração a nível de isolamento, janelas, sistemas de climatização e iluminação.

O projeto RENOVERTY, que teve início em 2022 e corre até outubro próximo, vai procurar assegurar que as renovações respondam também à dimensão social, incorporando segurança, conforto e acessibilidade melhorada para melhorar a qualidade de vida da população.

Paula Fonseca, investigadora do ISR, explica em comunicado da universidade que “estes instrumentos permitem adaptar cada intervenção às necessidades específicas de cada caso, ao orçamento disponível e aos incentivos aplicáveis. Além disso, pretendem ajudar a superar desafios comuns, como a complexidade dos requisitos administrativos, a iliteracia energética, a escassez de informação, as limitações no acesso a financiamento e a falta de profissionais qualificados. Ao oferecerem uma visão clara e orientada para as necessidades, os roteiros tornam o processo de renovação mais acessível, eficiente e bem-sucedido”.

Os especialistas estão a promover, até 7 de abril, um concurso que convida  municípios, agências de energia, peritos do setor e outras partes interessadas a unir esforços no combate à pobreza energética rural, aplicando os conhecimentos adquiridos, aproveitando simultaneamente as oportunidades de colaboração e as soluções comprovadas para a renovação rural. Mais informações sobre este concurso aqui

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.