Reutilização de Águas Residuais e Poluentes emergentes: Desafios da Nova Engenharia Sanitária

  • 28 fevereiro 2021, domingo
  • Água

Neste século, tudo indica que a pressão humana sobre o ambiente continuará a aumentar, como exigência de resposta à melhoria das condições e do aumento da esperança média de vida. As Nações Unidas preveem que, em 2050, a população mundial atingirá aproximadamente 9,8 biliões de pessoas - um aumento de aproximadamente 30% - e nos objetivos de desenvolvimento sustentável que estabeleceu, criou a necessidade de novas abordagens e perspetivas, nomeadamente no que diz respeito ao recurso água.

A escassez de água é um dos fenómenos cada vez mais associado às mudanças climáticas e ocorre quando as necessidades excedem a disponibilidade, levando à competição pelos recursos. Presentemente, a escassez de água já afeta todos os continentes e cerca de 2,8 biliões de pessoas em todo o mundo por pelo menos um (1) mês em cada ano. As pessoas que vivem em regiões com escassez de água são particularmente vulneráveis ao impacto de secas e outras condições climáticas extremas, degradação ambiental e conflitos entre populações. Atender às necessidades de água de uma população em crescimento de uma forma que não prejudique o ambiente exige inovação no abastecimento, maior eficiência e estratégias seguras para a sua distribuição.

Desta forma, atendendo aos impactes ambientais que, por exemplo, as barragens podem provocar, ou o facto de as águas subterrâneas serem cada vez mais utilizadas a taxas superiores à respetiva recarga, implica que outras abordagens sejam equacionadas, designadamente encontrar origens alternativas de água. Uma das origens alternativas para a produção de água fresca é a água do mar ou águas interiores salobras, através de processos de dessalinização. Contudo, e embora importante em determinadas regiões com escassez de água, a dessalinização permanece ainda com custos e consumos energéticos demasiado elevados para ser equacionada como uma solução global. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº126 jav/fev 2021, dedicado ao tema 'Contaminantes Emergentes na Água'

Rita Maurício

Prof. Associada da FCT-NOVA

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.