Reutilização de água na agricultura: que desafios enfrentamos?

  • 31 outubro 2024, quinta-feira
  • Água

FOTO RAGINDA FIRDAUS/ UNSPLASH

Portugal enfrenta atualmente desafios sérios na gestão dos seus recursos hídricos, tendo vindo a registar situações de escassez cada vez mais frequentes. 

De acordo com um estudo de avaliação das disponibilidades hídricas apresentado pela Agência Portuguesa do Ambiente no final de 2021, observou-se em Portugal e Espanha uma diminuição da precipitação em 15 % na última década. Considerando o agravamento futuro de cenários climáticos prevê-se que a tendência da redução da precipitação se irá gravar, estimando-se uma redução adicional entre 10 % a 25 % ate´ ao final do século. 

Estas alterações não são uniformes no território, devendo apresentar uma expressão mais acentuada nas bacias a sul do Tejo. Para além desta diminuição global, observam-se também alterações na distribuição ao longo do ano, prevendo-se um aumento da precipitação nos meses de dezembro e janeiro e a correspondente extensão da estação seca do verão para a primavera e outono.

O Relatório de Estado do Ambiente de 2023, relativo ao ano de 2022, reporta as Regiões Hidrográficas do Tejo e Ribeiras do Oeste (RH5A) entre as que apresentam maior disponibilidade hídrica. No entanto, a escassez hídrica faz-se já sentir em algumas sub-bacias. A avaliação da disponibilidade hídrica e necessidades de água para o setor agrícola foi objeto de análise em junho de 2024, num workshop do projeto SOLLAGUA, financiado pelo Programa Interreg Sudoe. O encontro teve lugar no concelho da Lourinhã, inserido nas Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste contando com a participação de representantes de diversos setores de atividade, incluindo agricultores, associações de produtores, o município, instituições académicas e entidades gestoras da água, o que assegurou a representatividade dos diferentes atores. (...)

Leia o artigo completo na Indústria e Ambiente nº 148, setembro/ outubro 2024

Ana Galvão

Professora Auxiliar no IST

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.