Resíduos do Nordeste vai aumentar níveis de reciclagem

A Resíduos do Nordeste lançou um concurso público que visa a conceção e construção da adaptação da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico. O concurso tem o valor base de 960.000 euros.

A empresa, sediada em Mirandela, conseguirá tratar, diariamente, cerca de 30 toneladas de biorresíduos, depois de ter sido aprovada uma candidatura de um projeto cofinanciado em 85 por cento pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

O projeto consiste na instalação de uma linha para a receção dos biorresíduos recolhidos de forma seletiva na Unidade de Tratamento Mecânico Biológico.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da empresa intermunicipal, Hernâni Dias, o objetivo deste investimento é reduzir a quantidade de resíduos que são colocados em aterros. “Garante que os biorresíduos provenientes da recolha seletiva sejam valorizados separadamente, evitando a contaminação e garantindo uma melhor qualidade do composto”, explicou.

Para realizar o processo será utilizado um dos fossos de receção de resíduos que tem uma capacidade de armazenamento de 150 toneladas. “Haverá aqui uma linha para a receção de biorresíduos, no sentido de ser aproveitado também um dos fossos de resíduos que a unidade tem instalada”, esclareceu Hernâni Dias.

As candidaturas podem ser apresentadas até 7 de outubro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato prazo é de 365 dias e o critério de adjudicação é o custo.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/140728887

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.