A remoção da biomassa florestal - significado e perspetivas

A remoção da biomassa florestal residual (e cepos) reveste-se atualmente de grande importância, devido ao seu crescente aproveitamento para produção de energia. A procura de biomassa estimula a intensificação da silvicultura, as rotações curtas e aumenta a pressão sobre a quantidade e qualidade dos recursos de solo e a biodiversidade. É necessário analisar se tal intensificação é consentânea com a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (e.g. aumento da produção e da produtividade, adaptação às alterações climáticas, melhoria da qualidade do solo e da terra, combater a desertificação e restaurar solos degradados, travar a perda de biodiversidade) e em particular com a gestão sustentável do solo e a sustentabilidade da produção florestal e da qualidade do ambiente. Assim, a partir da informação global disponível (escassa entre nós) – respeitante apenas a algumas regiões climáticas e a poucos tipos de solo, e a períodos heterogéneos -, tecem-se considerações genéricas sobre os efeitos de variados cenários de remoção de biomassa residual na qualidade do solo e na produtividade.

A remoção da biomassa residual e de nutrientes

Nos ecossistemas florestais naturais, o balanço entre as entradas e as saídas determina geralmente a acumulação de nutrientes no solo. A utilização de biomassa altera o fluxo das componentes do ciclo dos nutrientes no sistema, consoante a quantidade e as componentes da biomassa exploradas. A remoção do tronco, por si só, implica uma reduzida exportação de nutrientes, dado apresentar menores concentrações de nutrientes do que as componentes da biomassa florestal residual. Essa exportação, como se observou em plantações de Eucalyptus com oito anos, é compensada em grande parte pelos “inputs” provenientes da alteração dos minerais.

Manuel A. V. Madeira

Professor Catedrático Jubilado, Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa 

Artigo publicado na edição nº116 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.