Reciclagem mais do que duplicou nos últimos 6 anos em Albergaria-a-Velha

A taxa de reciclagem de resíduos urbanos mais do que duplicou nos últimos seis anos no concelho de Albergaria-a-Velha, passando de seis por cento, em 2015, para 14 por cento em 2021, informou aquela autarquia do distrito de Aveiro.

Os números foram avançados à agência Lusa pela vereadora com o pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, Sandra Almeida, no dia em que a autarquia procedeu à entrega de Certificados Albergaria A-Verde Recicla a 200 empresas e organizações do concelho que se destacaram pelas boas práticas ambientais, nomeadamente, no domínio da reciclagem, em 2021.

De acordo com dados divulgados pela autarquia, em 2021 registou-se uma diminuição na reciclagem de vidro e papel/cartão, face a 2020, que foi compensada com um crescimento de outros materiais como embalagens, verdes, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de construção e demolição.

Relativamente ao projeto Albergaria A-Verde Recicla, a vereadora Sandra Almeida explicou que o objetivo era “incentivar as empresas para as boas práticas de reciclagem e envolver os seus colaboradores para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis”.

Destacando o elevado número de empresas que aderiram ao programa, “o que demonstra que o tecido empresarial do município assume, em plenitude, as suas responsabilidades ambientais”, a vereadora referiu que a meta estabelecida pela autarquia foi “largamente” ultrapassada.

“O nosso objetivo com este projeto era gerar um impacto em 10 mil pessoas e ter o certificado em 150 empresas e esse objetivo foi largamente ultrapassado. Temos a certificação de 200 empresas que tiveram de demonstrar boas práticas de reciclagem, como a separação dos resíduos”, afirmou.

As empresas que receberam o certificado Albergaria A-Verde Recicla têm de possuir ecopontos nas suas instalações e efetuar, pelo menos, uma ação de sensibilização dos colaboradores ou aderir à Recolha Seletiva porta a porta.

Sandra Almeida explicou ainda que o projeto teve também impacto no serviço de Recolha Seletiva porta a porta, que consiste na recolha de resíduos recicláveis nos estabelecimentos comerciais, serviços e escolas, com o objetivo do desvio de recicláveis do fluxo de resíduos indiferenciados.

“Uma das metas era também aumentar em 20 por cento essa percentagem de recolha porta a porta e foi ultrapassada em grande escala, tendo havido 76 novas empresas a aderir a este serviço, o que representa um crescimento de 43 por cento”, concluiu.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.