Água da rede pública com qualidade excelente em 2016

  • 16 outubro 2017, segunda-feira
  • Água

O relatório anual da ERSAR sobre o Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano revela que, em 2016, a água apresentava qualidade “excelente”.

O indicador de água segura situa-se na ordem dos 99 por cento, uma evolução muito acentuada desde 1993, altura em que este indicador era de 50 por cento.

Do meio milhão de análises obrigatórias na torneira do consumidor, ficaram por realizar 416.

Nas 400 mil análises realizadas aos parâmetros com valor paramétrico fixado na legislação, a percentagem de cumprimento foi de 98,77 por cento. Em 1,23 por cento dos casos, os parâmetros que evidenciam maior número de incumprimento dos valores paramétricos são o pH, devido às características hidrogeológicas das origens de água, e os microbiológicos, por ineficiência da desinfeção, tendo neste caso ocorrido uma ligeira melhoria quando comparado com o ano 2015. A ERSAR garante, no entanto, que nas situações de incumprimento foram tomadas as medidas adequadas por parte das entidades gestoras e das entidades de saúde.

As 15 entidades gestoras em alta (venda de água a municípios) continuam a revelar globalmente resultados acima da meta de 99 %, apresentando o indicador água segura o valor de 99,73% em 2016.

Já em relação às entidades gestoras em baixa, é no interior que se concentram os incumprimentos ocorridos, já que 91 por cento dos incumprimentos ocorreram nas pequenas zonas de abastecimento que servem menos de 5 000 habitantes (na globalidade servem apenas 14 por cento da população). A ERSAR lembra, no entanto, que é o interior que se bate com as maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros.

No ano de 2016, a ERSAR realizou 50 ações de fiscalização para verificar o cumprimento dos requisitos legais do regime da qualidade da água para consumo humano. Do total das ações de fiscalização, 84 por cento foram realizadas nas regiões Norte e Centro onde ainda persistem alguns problemas pontuais de qualidade da água, geralmente em pequenas zonas de abastecimento. Os processos de contraordenação instruídos incidiram, essencialmente, no incumprimento de prazos administrativos relativamente à comunicação de incumprimentos à ERSAR e/ou às autoridades de saúde.

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