Projeto de sistemas de gestão de águas inteligentes orçado em 19,1 milhões de euros

  • 28 janeiro 2021, quinta-feira
  • Água

D.R. – ETAR de Faro-Olhão

O projeto de investigação, desenvolvimento e inovação WATER-MINING – “Sistemas de gestão de última geração de águas inteligentes: demonstrações em larga escala para uma economia circular e sociedade”, tem como objetivo desenvolver tecnologias inovadoras energeticamente eficientes para o tratamento de águas residuais urbanas e industriais, bem como para a dessalinização da água do mar. O projeto tem um orçamento global de 19,1 milhões de euros.

O projeto WATER-MINING promove a produção de materiais com valor de mercado a partir dos resíduos formados no tratamento e para a utilização sustentável de fontes alternativas de água. “O projeto contribuirá assim para a implementação da Diretiva Quadro da Água e para a criação de novos modelos de negócio baseados na Economia Circular no setor da Água”, lê-se em comunicado divulgado pelas Águas do Algarve, que é parceira do projeto.

De acordo com o comunicado, a Águas do Algarve participará em diversas ações do projeto, destacando-se os ensaios que serão realizados numa unidade protótipo na ETAR de Faro-Olhão, que envolverá a extração e produção de substâncias poliméricas extracelulares (EPS), do tipo alginatos – KAUREMA GUM – a partir da lama de depuração constituída por grânulos aeróbio do processo NEREDA.

“Este produto tem várias aplicações possíveis, sendo objetivo no presente protótipo a produção de biofertilizante. As suas propriedades apontam para que sejam bioestimulantes do crescimento das plantas, com elevado conteúdo em matéria orgânica e nutrientes e elevada retenção de humidade, o que é particularmente benéfico em países com climas mais quentes”, esclareceu a Águas do Algarve.

Espera-se igualmente que o produto seja dotado de uma estrutura que permita a libertação lenta dos nutrientes, evitando assim a sua lixiviação e maximizando a sua utilização pelas culturas.

“Com o caso de estudo de Faro-Olhão pretende-se demonstrar a tecnologia inovadora que permite a reintrodução no mercado de ‘produtos verdes’, resultantes do tratamento da água residual na ETAR”, acrescentou a entidade.

D.R. – ETAR de Faro-Olhão

Para além do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e respetivos ensaios, o projeto contempla a realização de ações direcionadas para o mercado empresarial, em que serão identificadas as várias partes interessadas, tanto a nível político, regulador, técnico – científico como a nível de possíveis utilizadores finais. A economia circular é um tema central do projeto, visando a criação de modelos de negócio com colaboração entre produtores/fornecedores e utilizadores finais.

O projeto WATER-MINING visa igualmente estabelecer parcerias entre as partes interessadas e definir estratégias e medidas reguladoras para estimular a aplicação das tecnologias inovadoras desenvolvidas no projeto, abordando as falhas existentes ao nível do mercado e da governança.

O projeto tem a duração de quatro anos, decorrendo entre 1 de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2024, é coordenado pela Universidade Técnica de Delft (Holanda) e conta com a participação de 38 parceiros europeus dos setores científico – tecnológico e empresarial, público e privado, provenientes de 12 países.

Trata-se de um dos cinco projetos financiados pela União Europeia ao abrigo do programa Europeu de inovação e investigação H2020, no tópico CE-SC5-04-2019 - Building a water-smart economy and society, subtópicos Symbiosis between industry and water utilities e Large Scale applications with multiple water users at various relevant scales.

O projeto tem um orçamento global de 19,1 milhões de euros, cabendo à Águas do Algarve um orçamento de 110.625 euros, coparticipado em 70 por cento pelo programa H2020, isto é 77.437,50 euros.

WATER – MINING contempla uma série de tecnologias inovadoras a serem implementadas em seis casos de estudos de cinco países da União Europeia – Holanda, Espanha, Chipre, Itália e Portugal.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.