Programa de aceleração para startups ligadas à bioeconomia azul

A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian anunciaram a abertura das candidaturas ao Blue Bio Value 2020, um programa de aceleração para pequenas e médias empresas e startups ligadas à área da bioeconomia azul.

Segundo comunicado divulgado pelas fundações responsáveis, a biotecnologia marinha apresenta um enorme potencial para fornecer soluções aos mais variados setores e responder a necessidades de consumo à escala mundial, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de um novo modelo económico mais responsável e que assegure crescimento com impacto positivo na sustentabilidade ambiental e do oceano.

As fundações Oceano Azul e Calouste Gulbenkian disponibilizam, através do programa, formação e aceso a uma rede de mentores, infraestruturas e investidores, de forma a apoiar os empreendedores selecionados na valorização dos seus projetos e negócios na área da bioeconomia azul, “para que vinguem no mercado nacional e internacional”.

“O impacto das atuais circunstâncias incentiva-nos a reforçar o trabalho nesta área e é um grande alerta para a necessidade de surgirem mais startups capazes de trazer soluções que garantam alternativas económicas mais sustentáveis”, referiu o consultor da Fundação Oceano Azul, Miguel Herédia.

Para o consultor, a atual crise humanitária veio evidenciar a necessidade de encontrar um novo modelo económico, com “negócios que preservem a natureza e o oceano”.

Para a subdiretora do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, Filipa Saldanha, “a crise humanitária causada pela pandemia COVID-19 veio demonstrar, ao nível global, como a nossa relação com a natureza pode constituir uma enorme ameaça à saúde pública. As alterações climáticas e a destruição da biodiversidade têm sido responsáveis pela propagação de graves doenças infeciosas e, por isso, precisamos, mais do que nunca, de alternativas ao modelo económico atual a fim de evitar outras pandemias no futuro”. 

Filipa Saldanha diz acreditar que, em Portugal, o oceano pode ajudar a comunidade empresarial a liderar o combate pós-COVID-19, com a alavanca da tecnologia.

Esta edição do Blue Bio Value irá decorrer entre 29 de setembro e 30 de outubro, estando preparada para ser conduzida de forma totalmente remota, face ao atual contexto de saúde pública, de forma a proteger a saúde e o bem-estar de todos os participantes, mentores e parceiros.

O prémio final para as startups que mais se destacarem ascende aos 45.000 mil euros, valor esse destinado ao desenvolvimento dos projetos. Os candidatos podem submeter os seus projetos até ao próximo dia 15 de julho, no site da Blue Bio Value.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.