Programa LIFE: 116 milhões para últimos projetos

A Comissão Europeia anunciou um investimento de 116,1 milhões de EUR para os últimos projetos integrados a financiar no âmbito do Programa LIFE para o Ambiente e a Ação Climática. O financiamento apoiará projetos na Áustria, Bulgária, República Checa, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Portugal e Eslovénia.

O projeto português será contemplado com 19,1 milhões de euros (de um total de 22,4), e visa colmatar deficiências na aplicação da Rede Natura 2000 em áreas protegidas no arquipélago dos Açores. O objetivo é melhorar o estado de conservação de 13 tipos de habitat e 24 tipos de espécie protegidos ao abrigo da Diretiva Aves e Habitats, incluindo flora e fauna únicas naquelas ilhas. Está também prevista a criação de um banco de sementes para 80 por cento das plantas endémicas dos Açores.

Os 12 projetos selecionados dispõem de um orçamento total de 215,5 milhões de euros, o que inclui um cofinanciamento da UE no montante de 116,1 milhões de euros. O financiamento da UE mobilizará investimentos adicionais no valor de 3 200 milhões de euros, dado que os Estados-Membros também podem utilizar outras fontes de financiamento da UE, incluindo fundos agrícolas, regionais e estruturais, o programa Horizonte 2020, bem como fundos nacionais e o investimento do setor privado.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.