AdP vai apoiar projetos de eficiência nas operações
- 16 maio 2025, sexta-feira
- Água

2ª edição do Concurso AdP Inovação Proativa vai apoiar projetos focados na eficiência e resiliência das operações, economia circular e neutralidade energética e carbónica
O concurso de inovação em rede destina-se a promover a criação colaborativa de soluções inovadoras entre as empresas do Grupo AdP.
Segundo detalha o comunicado difundido pelo grupo, o projeto AI Control, do consórcio que reúne a SIMARSUL, a Águas do Centro Litoral e a Águas do Vale do Tejo, propõe uma abordagem inovadora para identificar e controlar afluências indevidas em infraestruturas de drenagem, utilizando análise de dados e modelos preditivos.
Já o consórcio constituído pela EPAL e pela AdRA – Águas da Região de Aveiro, responsável pelo projeto Intellile@K, vai desenvolver uma solução para a deteção de fugas de água, utilizando dados acústicos e inteligência artificial para melhorar a formação de operadores e automatizar processos, aumentando a eficiência e reduzindo a pegada carbónica das operações.
Através do projeto SmartDAI, promovido pelo consórcio entre a Águas do Tejo Atlântico e a Águas do Norte, pretende-se otimizar a digestão anaeróbia com inteligência artificial, melhorando a produtividade, reduzindo custos e minimizando o impacto ambiental.
O projeto ZeroinETAR, desenvolvido pelo consórcio entre a Águas do Vale do Tejo, a Águas do Algarve e a SIMDOURO, tem como foco a criação de uma plataforma integrada para gestão de incumprimentos em ETAR.
O Concurso AdP Inovação Proativa, iniciado em 2022, é um instrumento do Fundo de Inovação constituído pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A. para o financiamento a 100 % do desenvolvimento de projetos de inovação por consórcios de empresas do grupo.
Outros artigos que lhe podem interessar