Portugueses reciclaram mais 10 por cento
A Sociedade Ponto Verde revelou que houve um crescimento de 10 por cento na recolha seletiva de embalagens em 2019, face a 2018. Foram encaminhadas mais de 388 mil toneladas de resíduos de embalagens para a reciclagem.
Foi registado um crescimento de nove por cento na retoma de vidro e de cinco por cento da retoma de plástico. Houve ainda um aumento no que diz respeito à reciclagem de papel/cartão, de 14 por cento, da madeira, com um crescimento de 34 por cento, do aço, com sete por cento, e ainda do alumínio, com 14 por cento.
“Estes dados registados em 2019 revelam que Portugal tem estado a seguir um caminho que permite o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens. Contudo, consideramos que estes resultados poderão vir a abrandar em 2020, decorrente da fase de pandemia COVID-19 que o país, e todo o mundo, atravessa”, declarou a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Morais.
Um relatório europeu concluiu que, apesar da pandemia, a separação de resíduos não constitui risco para a saúde. A Comissão Europeia divulgou um guia orientador sobre a gestão dos resíduos produzidos em casas onde habitam doentes com COVID-19 e em instituições de saúde
“Não podemos deixar de sublinhar que é igualmente importante que os portugueses não abandonem os seus bons hábitos de reciclagem, separando as embalagens em casa. No regresso da normalidade, teremos todos novos desafios a superar e o compromisso com a reciclagem e com a sustentabilidade ambiental será de grande relevo”, acrescentou Ana Morais.
Outros artigos que lhe podem interessar