Portugal aumenta em 8% reciclagem de embalagens

Portugal reciclou este ano, até outubro, mais oito por cento de embalagens do que em igual período do ano passado, num total de 400 mil toneladas, indicam números divulgados pela Sociedade Ponto Verde (SPV).

O setor das embalagens é o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem, salientou a SPV em comunicado divulgado.

O aumento de reciclagem “vem reforçar o posicionamento das embalagens enquanto fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem, recentemente reconhecido no relatório oficial das autoridades”, lê-se no comunicado.

O desempenho do setor “reflete o contributo” articulado da SPV com as empresas embaladoras e sistemas de recolha e gestão de resíduos, acrescenta.

“A sensibilização ao consumidor para a reciclagem faz parte da chave de sucesso para um fluxo de resíduos organizado e com resultados relevantes para a proteção ambiental e cumprimento das metas”, refere a entidade.

A SPV, que celebra 25 anos este mês, é uma instituição privada sem fins lucrativos que organiza e gere a retoma e valorização de resíduos de embalagens. Tem como um dos grandes objetivos a sensibilização e a educação para as melhores práticas ambientais.

Na área da inovação, em 2019, empresas clientes da SPV, que representam 33 por cento das embalagens declaradas, anunciaram ter implementado medidas como a redução do peso unitário da embalagem, não utilização de embalagens supérfluas ou incorporação de matérias-primas secundárias (recicladas).

De acordo com a presidente da SPV, Ana Isabel Trigo de Morais, citada no comunicado, as metas de reciclagem de embalagens urbanas (55 por cento) são cumpridas e até ultrapassadas.

“Mas pela frente temos o ambicioso objetivo de chegar aos 65 por cento de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025”, concluiu.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.