Porto enviou 0,24% dos seus resíduos para aterro sanitário em 2020

A Câmara Municipal do Porto anunciou que apenas 0,24 por cento dos resíduos do município foram para aterro, ficando muito abaixo do limite dez por cento, ao perseguir uma “política de aterro zero”, que contribuiu para os resultados positivos da Lipor.

Segundo realçou a autarquia em comunicado, “embora a meta para deposição em aterro seja de dez por cento, o município do Porto assenta a sua estratégia numa política de aterro zero, em linha com as orientações estratégicas europeias”.

“As boas práticas da Porto Ambiente contribuíram para que a Lipor fosse um dos dois únicos sistemas de gestão de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais estabelecidas no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos para 2020” e que estipula um limite de dez por cento de resíduos para deposição em aterro, destacou a nota.

A Lipor é uma empresa intermunicipal que gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos dos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Quanto à reciclagem, o Porto atingiu, em 2020, uma taxa de 37 por cento, ultrapassando o objetivo estabelecido de 31 por cento.

Também a produção de resíduos seletivos ultrapassou as metas previstas de 61 quilos por habitante, atingindo, no ano passado, 65 quilos por habitante.

“Estes números estão em linha com o crescimento na ordem dos 50 por cento verificado entre 2016 e 2019, o que atesta o sucesso das medidas implantadas pela empresa, e que mereceu recentemente o reconhecimento do setor com a atribuição do prémio de excelência pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, destacando-se como a melhor entidade gestora de resíduos urbanos em 2020”, referiu a autarquia.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.